Exame de termografia
é uma tecnologia inovadora, não invasiva e confiável no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas.
Por meio de câmeras especificas de infravermelho, o profissional da área da saúde capacitado em termografia capta a imagem termográfica.
Posteriormente, realiza uma análise quantitativa e qualitativa por meio de um software.
Com esse exame é possível mensurar indiretamente a distribuição de temperatura emitida pela superfície do corpo.
As imagens termográficas refletem a dinâmica da microcirculação cutânea, que possui correlação entre perfusão e temperatura da pele.
Com essa tecnologia, torna-se possível um pós-operatório mais previsível e evitar possíveis complicações.
Cirurgias plásticas e a termografia
No contexto do pré e pós-operatório de cirurgias plásticas, a termografia pode auxiliar de várias maneiras:
1-Avaliação pré-operatória:
Antes de uma cirurgia plástica, como lipoaspiração, abdominoplastia, mamoplastia redutora e mastopexia a termografia pode ser usada em regiões de interesse para identificar as perfurantes existentes e locais de baixa vascularização.
A partir dessa análise, o exame pode fornecer informações sobre a vascularização da região e auxiliar na identificação de áreas de preocupação.
Principalmente em casos de cirurgias secundárias, terciárias e em pessoas ex fumantes que podem ter a circulação prejudicada.
2-Planejamento cirúrgico:
Como avalia a micro circulação da pele, órgão afetado no ato cirúrgico, o exame de termografia pré-operatória pode ajudar o cirurgião a planejar a abordagem cirúrgica.
Visto que identifica áreas de circulação sanguínea deficiente ou áreas com temperatura anormal, o que pode afetar a cicatrização ou propensas a intercorrência como a necrose.
O exame fornece informações que podem favorecer a escolha ou exclusão de técnicas cirúrgicas.
3-Monitoramento pós-operatório:
Após a cirurgia o exame deve ser usado nas primeiras 24 horas para monitorar a temperatura da pele e prevenir possíveis complicações.
Vantagens do exame de termografia
As vantagens do exame de termografia incluem não ser radioativo, podendo ser repetido quantas vezes forem necessário.
Ainda é de baixo custo, indolor, inovador, não invasivo.
Além disso é um exame confiável, visto que existe uma padronização do laboratório de captação da imagem, mapeamento do segmento corporal e análise.
Outra vantagem é que as câmaras são portáteis, o que facilita a captação de imagem no centro cirúrgico, hospital, clínica ou na residência.
Com o auxílio dessa tecnologia, é possível prever intercorrências ou ameniza-las, aumentando a chance de satisfação da paciente após a plástica.
Desvantagem da termografia
No entanto, a termografia não deve ser a única ferramenta de avaliação no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas.
Deve ser usada em conjunto com outras técnicas, exames clínicos e a própria clínica do paciente para obter uma visão abrangente da condição do paciente e do progresso pós-operatório.
Como avalia a temperatura da microcirculação da pele, tanto o ambiente da sala de captação da imagem quanto o paciente precisam estar preparados para a realização do exame.
Caso seja feito sem o cuidado cauteloso de controle de temperatura local ou após uma atividade que estimula a circulação da pele pode induzir a viés.
Sendo assim, o exame de termografia deve ser realizado por profissional habilitado e capacitado nesse tipo de exame, onde fornecerá informações importantes que antecedem a captação da imagem e que possui conhecimento da anatomia circulatória para a sua análise.
Quem pode fazer o exame de termografia?
Qualquer pessoa de qualquer idade, sexo ou raça pode realizar o exame e repetir quantas vezes forem necessário.
Vale ressaltar que a realização do exame deve ter um objetivo clínico específico, ou seja, o que deseja avaliar.
O paciente deve seguir as orientações pré exame para a captação da imagem, caso contrário pode comprometer o resultado do exame.
Consulte sempre um cirurgião plástico experiente e de sua confiança para determinar a melhor abordagem de avaliação em seu caso específico.
Caso o seu cirurgião solicitou o exame de termografia, nós do Instituto de Fisioterapia e Pós-operatório realizamos o exame e estamos preparados para atender você e ajuda-lo a se preparar para sua cirurgia e pós-operatório mais previsível.
Vale ressaltar que você não precisa necessariamente da prescrição do médico para realizar o exame. Pode vir diretamente na clínica e solicitar o exame.